• Resumen

    A INFLUÊNCIA DA CRISE NA ESCOLHA PELO CONSUMIDOR ENTRE AGÊNCIAS DE VIAGENS OU OPERADORES ON-LINE

    Published date: 06/07/2017
    A crise que tem abalado as economias nos últimos anos despoletou nas pessoas novas formas de entendimento do seu quotidiano. Assiste-se ao surgimento de uma nova readaptação nas rotinas e de maneiras de estar na vida. Verifica-se, assim, o nascer de uma nova consciencialização de escolha nos hábitos diários. Esta nova percepção também se reflete em situações especiais da vida das pessoas, como é o caso da escolha das férias que, para muitas, é a despesa mais avultada do ano: quando, como e quanto podem despender para usufruir de uma semana de férias com a família. A metodologia utilizada neste estudo foi de caráter quantitativo, com base num questionário aplicado a estudantes em várias instituições de ensino superior em Portugal (pós-graduações e mestrados), tendo sido obtidos 412 inquéritos válidos. Tomando o caso dos estudantes, e através da implementação de um inquérito acerca da escolha do fornecedor turístico, pretende-se verificar em que medida a crise influencia a procura das pessoas pelas agências de viagens ou pelos serviços on-line. Este estudo procura, igualmente, perceber as diferenças no comportamento dos consumidores que recorrem, ou não, à Web quando pretendem viajar, quais as motivações pela procura de fornecedores on-line e respectiva aquisição de serviços e produtos turísticos, quais os tipos de produtos, quais as motivações pela procura de agências de viagens e correspondente grau de satisfação e lealdade. O estudo concluiu que, de forma geral, a crise econômica influenciou a escolha do consumidor por fornecedores on-line em detrimento das agências de viagens tradicionais. Verificaram-se, igualmente, diferenças nas motivações e nas caraterísticas mais valorizadas, consoante a procura de fornecedores on-line ou tradicionais.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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