• Resumen

    ANÁLISE DA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA EM BELO HORIZONTE/MG (2013-2014)

    Published date: 06/07/2017
    A sinalização turística traz importantes implicações no cotidiano de seus usuários, sobretudo diante de megaeventos com capacidade para atrair um grande fluxo de turistas, como a Copa do Mundo 2014. Ela assume, portanto, destaque ao exercer uma influência direta na experiência de visitantes e moradores. Diante disso, os objetivos deste artigo foram: analisar o processo de ampliação da sinalização turística e sua influência na dinâmica do turismo em Belo Horizonte – MG, além de identificar as percepções dos turistas sobre a eficácia da sinalização turística na cidade. A metodologia teve como base a realização de pesquisas bibliográficas, seguida por registros e análises da sinalização geral e turística, realizados em diferentes regiões da cidade. Realizou-se também uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de questionários com turistas nacionais e estrangeiros durante o período da Copa das Confederações 2013, e durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Os principais parâmetros técnicos observados tiveram como referência o Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Os resultados mostram que houve melhora da sinalização turística da cidade, entretanto, apesar de investimento significativo nessa área, ainda é necessário que haja um esforço por meio do poder público municipal para planejar o conjunto da sinalização turística em Belo Horizonte e padronizar o formato, a disposição das placas e as informações disponíveis.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal