• Resumen

    ANÁLISE DE CONSUMO NUMA UNIDADE HOTELEIRA NO ALGARVE – PORTUGAL, COM O RECURSO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE

    Published date: 10/10/2017
    O presente artigo tem como objetivo dotar o setor da hotelaria com dados relevantes para a previsão de vendas, receitas, ocupação e encomendas de stock, com base na análise de uma amostra de clientes de uma unidade hoteleira de quatro estrelas localizada no Algarve - Portugal, constituída pelas quinze nacionalidades com maior taxa de ocupação durante o ano de 2014. Desta forma, pretende-se aferir as preferências dos hóspedes relativamente a consumos nos estabelecimentos de restauração e bebidas, de acordo com a tipologia de quarto, regime de alojamento e agência de viagem/operador turístico, examinando igualmente, utilizando estatística univariada, as despesas com o alojamento e os consumos realizados no ano de 2014. A partir da análise e da interpretação dos resultados obtidos, foi possível verificar que, apesar de Portugal ser a nacionalidade com maior número de hóspedes na unidade em 2014, os portugueses despenderam menos do que os germânicos no que toca aos consumos nos estabelecimentos de restauração e bebidas. Todavia, os hóspedes portugueses foram os clientes mais assíduos do Restaurante X no último quadrimestre do ano e terão, efetivamente, efetuado maiores despesas com o alojamento e os respetivos regimes em todo o ano civil.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal