• Resumen

    USO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVA: UM ESTUDO EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE TURISMO

    Published date: 20/12/2017
    Os avanços dos estudos acadêmicos em turismo, de origem multidisciplinar, têm revelado novas possibilidades epistemológicas, teóricas e metodológicas para a consolidação deste campo de pesquisas. Nesse contexto, pretende-se apresentar algumas peculiaridades e tendências das pesquisas qualitativas nos estudos do turismo. O objetivo deste artigo é analisar o uso de instrumentos de coleta de dados nas produções acadêmicas, concluídas entre os anos 2010 e 2015, do programa de pós-graduação em turismo da UFRN. A análise de setenta dissertações de mestrado disponíveis nos repositórios da Instituição contribuiu para refletir sobre os caminhos metodológicos adotados pelos pesquisadores desse programa. Identificou-se uma preferência pela abordagem qualitativa, que se utiliza de diversos instrumentos de coleta de dados, como: as entrevistas semiestruturadas, os documentos provedores de dados secundários e as observações realizadas pelos pesquisadores sobre seu objeto de análise. Acredita-se que a escolha destes instrumentos tem colaborado para compreender mais profundamente o fenômeno turístico e garantir maior rigor metodológico neste campo de estudos. A ampliação desta análise requer novas investigações sobre as produções em programas de pós-graduação no Brasil, bem como reflexões acerca da adequação entre os instrumentos de coleta de dados, objetivos e métodos de pesquisas propostos pelos estudiosos do Turismo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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