• Resumen

    Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede

    Published date: 09/07/2018
    A abordagem sobre novas possibilidades para o desenvolvimento turístico, em várias regiões do mundo, passa pela compreensão do modo de construção de iniciativas designadas como turismo de base comunitária. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de interpretar algumas dessas experiências em curso na América Latina à luz da noção de redes. A metodologia adotada para orientar a reflexão proposta se baseou em pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema, sendo complementada pelo levantamento de informações disponíveis nas páginas da internet de cada iniciativa identificada com esse foco e vinculada à Rede de Turismo Comunitário da América Latina (REDTURS). A sistematização dos dados se apoiou na elaboração de uma matriz síntese, tendo a sua interpretação sido desenvolvida por meio da adaptação da técnica de Análise de Conteúdo. Com base nos principais resultados da pesquisa, foi possível refletir que as redes de TBC analisadas se configuram como um movimento de articulação de ações direcionadas, sobretudo, à comercialização no mercado de viagens e turismo, ao intercâmbio e ao compartilhamento de informações, à gestão e à operacionalização de empreendimentos, à influência em políticas públicas e ao fortalecimento de capacidades locais e de mobilização social, realizando alianças em escalas local, nacional e internacional.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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