• Resumen

    Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas

    Published date: 09/07/2018
    O objetivo desse estudo é o de propor uma revisão do conceito de hostel, o qual seja mais abrangente do que o encontrado na literatura convencional, buscando agregar aspectos anteriormente desconsiderados. O método de abordagem utilizado foi o materialismo dialético. Primeiramente fora realizada uma revisão da literatura especializada sobre o tema. Em um segundo momento uma pesquisa de campo foi conduzida. O universo de hostels de Florianópolis-SC foi abordado a partir de uma amostragem intencional e não aleatória, mediante entrevistas semiestruturadas. Para extrair os temas essenciais dos depoimentos, buscou-se apoio no método de análise de conteúdo, usando como respaldo teórico a 4ª Categoria de análise do materialismo dialético, denominada de Essência vs. Aparência. Os aspectos essenciais a esse conceito estão representados nos quadros “Análise dos discursos Superficiais vs. Essenciais”, a “Representação gráfica do conceito hostel” e o subproduto “Logo da essência dos hostels”. Os novos elementos que foram agregados ao conceito de hostel são aqueles ligados à hospitalidade genuína, pois se constata que esses são, idealmente, a casa de quem recebe e a casa de quem viaja, um local para acolhimento de visitantes e imersão desses na cultura do local visitado, de união e de entendimento entre diferentes povos, de troca de experiências. Essencialmente, os hostels são um local de convergência de pessoas, um local de amizade.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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