• Resumen

    O Sistema Flexível de Turismo: avanço na análise sistêmica do Turismo

    Published date: 09/07/2018
    Considerando a dinamicidade e a complexidade da atividade turística, o presente estudo considera a Teoria Geral dos Sistemas como ideal para analisar a área. Isso pelo fato dela propiciar uma análise holística e complexa do turismo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar um modelo de análise sistêmica capaz de analisar uma realidade turística e que considere as especificidades do turismo na pós-modernidade. Para tanto, foram analisadas propostas de análise sistêmica do turismo a partir da década de 60, confrontando-as às peculiaridades do turismo na “atualidade”, o que gerou a criação de um modelo sistêmico atualizado. Trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico com etapa empírica realizada no destino de Bonito-MS, com o intuito de validar o modelo criado (pauta de outro trabalho científico). Percebeu-se que a atividade turística resulta de um processo de transformação inerente à passagem dos séculos XX-XXI, caracterizada pela inserção da tecnologia no desenvolvimento das atividades, nas mudanças nas formas de comunicação, no apelo às questões da qualidade e ambientais. Assim, criou-se o denominado Sistema Flexível de Turismo, cuja maior característica foi a existência de elementos volantes, capazes de se moverem entre os subsistemas componentes do sistema, de acordo com a vocação da realidade estudada.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal