• Resumen

    Impacto territorial do terremoto ao setor turístico de cantón Bolívar, Equador

    Published date: 20/12/2018
    No dia 16 de abril de 2016, um terremoto de 7,8 graus na escala Richter sacudiu a costa noroeste do Equador. O evento causou grandes perdas para o sector do turismo. O custo total da reconstrução é estimado em USD 3344 milhões, o setor da hotelaria, alimentação e lazer na província de Manabí foi destruído em 80%. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo avaliar os impactos causados pelo terremoto e identificar estratégias de reativação do turismo que garantam um replanejamento do turismo no cantão de Bolívar. A metodologia adotada em sua primeira fase propõe um diagnóstico do turismo situacional para avaliar os impactos negativos causados pelo terremoto, avaliação de serviços, infraestrutura, superestrutura e acessibilidade a recursos naturais e culturais. Em sua segunda fase, propõe-se realizar um planejamento turístico. A ferramenta SWOT é utilizada para o estudo. Com base nos principais resultados da pesquisa, são identificadas cinco estratégias voltadas para a restauração da infraestrutura; estabelecimento de um sistema adequado de governança do turismo; concepção de programas de sensibilização no cuidado e conservação do patrimônio natural e cultural; fortalecer a promoção e marketing; administrar recursos financeiros nacionais e internacionais não reembolsáveis para reativação.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal