• Resumen

    Teoria ator-rede (TAR) como instrumento de pesquisa em turismo: buscando aproximações e contribuições

    Published date: 20/12/2018
    O artigo apresenta as principais ideias da Teoria Ator-Rede (TAR) discutidas por seus fundadores e suas aplicações em pesquisas sobre turismo, visando despertar o interesse de pesquisadores brasileiros a respeito da temática, tendo em vista que a TAR tem o potencial de proporcionar novas formas de análise ao fenômeno turístico. Assim, para apresentar um breve panorama desses estudos, seleciona-se uma amostra de periódicos nacionais e internacionais por meio do CiteScore da Scopus e do estrato Qualis da CAPES, e dentro desses são feitas buscas nos títulos, resumos e palavras-chave pelas expressões Teoria Ator-Rede, translação, simetria generalizada e performatividade. A partir dessas buscas, é possível perceber que a quantidade de artigos internacionais é superior, assim como a variedade temática. As produções nos periódicos internacionais analisados não se encontram restritas a um grupo de autores específicos, no entanto, em termos geográficos, ainda estão associados a instituições europeias. Também se nota que a performatividade, tema mais frequente em periódicos internacionais, é associada a discussões sobre autenticidade, multiplicidade e processos de organização, enquanto que os artigos que se referem diretamente à TAR e à translação discutem especialmente a heterogeneidade do turismo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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