• Resumen

    ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES: EVIDÊNCIAS DAS ÚLTIMAS TRÊS EDIÇÕES DA OKTOBERFEST EM BLUMENAU (2006, 2007 E 2008)

    Published date: 19/11/2010
    O propósito original neste estudo foi analisar e descrever o nível de satisfação dos participantes da Oktoberfest em Blumenau (SC) nas três últimas edições do evento (2006, 2007 e 2008), comparando os resultados entre si. Foram analisados aspectos como atendimento, segurança, sinalização, preços, opções de alimentação e atrações. Estes indicadores podem apontar caminhos para decisões estratégicas em prol da melhoria constante do nível de satisfação dos turistas. A literatura sobre o tema revelou que a satisfação dos clientes é um dos requisitos essenciais para o sucesso de eventos turísticos e que a pesquisa de mercado desempenha papel fundamental nesse processo. Para o cumprimento de tal objetivo, os procedimentos metodológicos foram explorar e descrever o fenômeno em duas fases: qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com os responsáveis pela organização do evento e quantitativa, por meio de um survey com os participantes. Obteve-se uma amostra de 617 respondentes em 2006, 604 em 2007 e 768 em 2008. A análise dos dados permitiu concluir que a capacidade de adequação e reorganização dos organizadores do evento foi mantida ao longo dos três anos estudados. A consistência do gerenciamento das inovações e alterações no planejamento futuro pode ser creditada amplamente à preocupação de se manter o nível de satisfação e às informações desse quesito propiciadas pelas pesquisas junto aos participantes.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal