• Resumen

    ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL

    Published date: 08/04/2011
    Entre os maiores desafios do governo brasileiro está a geração de emprego e renda. Estudos mostram que o empreendedorismo serve como base para acelerar a economia, em países em desenvolvimento. Assim, se entende que na formação acadêmica de cursos superiores deveriam constar conhecimentos sobre o empreendedorismo. Nesta perspectiva, se inclui a formação superior em turismo. Por meio de pesquisa exploratória, com método qualitativo, foi estudado o ensino do empreendedorismo em cursos de graduação em turismo, no estado de Santa Catarina. Coordenadores e professores que ministram disciplinas nesses cursos foram os respondentes. Os objetivos buscaram analisar as disciplinas quanto às ementas, conhecer o entendimento dos coordenadores e professores sobre a inclusão do enfoque do empreendedorismo na formação de turismólogos, e as tendências dos cursos de turismo. Os resultados apontam que dos 27 cursos estudados, 7 oferecem disciplinas de empreendedorismo. As ementas se voltam para o Empreendedorismo, de forma geral, e para o Plano de Negócios. Os coordenadores e professores entendem como importante o enfoque do empreendedorismo na construção de habilidades e competências desses acadêmicos como um diferencial competitivo para inclusão no mercado de trabalho. Entre as tendências dos cursos superiores de turismo revela-se a inclusão do empreendedorismo.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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