• Resumen

    QUATRO DÉCADAS DE ENSINO SUPERIOR DE TURISMO NO BRASIL: DIFICULDADES NA FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E A ASCENSÃO DE UMA ÁREA DE ESTUDO COMO EFEITO COLATERAL

    Published date: 22/03/2012
    O presente artigo aborda o contexto de criação e desenvolvimento dos cursos superiores de turismo em nível de graduação no Brasil, considerando desde as influências sofridas pela realidade estrangeira já no surgimento do ensino superior brasileiro, até as influências das políticas nacionais de educação e de turismo sobre os cursos de turismo, ocorridas ao longo das últimas décadas a partir da criação da EMBRATUR. O objetivo central do artigo foi levantar e discutir o contexto em que o surgimento e a multiplicação de cursos superiores de turismo aconteceram no Brasil e, com especial enfoque nas políticas, as influências sobre o mercado de trabalho e a consolidação de uma área acadêmica. A pesquisa foi bibliográfica e documental e teve caráter exploratório, a fim de propiciar a discussão do tema sem estabelecimento de hipóteses. Entre as conclusões destaca-se que a formação em turismo teve sobrecarga na oferta, especialmente nos anos 1990, em alguns casos apresentou caráter eminentemente operacional em consonância com o período histórico vigente, foi influenciada pelas políticas públicas mais do que as influenciou e, especialmente, vem se consolidando como uma área do saber mais do que uma área profissional.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal