• Resumen

    A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)

    Published date: 02/10/2012
    É inquestionável a necessidade da comunicação nas relações humanas e sociais. As organizações são coletividades de pessoas especializadas na produção de bens e serviços, cuja constituição e o desenvolvimento fundamentam-se na comunicação. Muitos dos problemas e desafios organizacionais são, entretanto, originados da falta ou da dificuldade de comunicação. O sucesso da implementação de propostas de desenvolvimento do turismo depende da consistência, da clareza e da eficácia da comunicação entre os atores e as comunidades responsáveis pelo setor, visando à sua participação e ao seu comprometimento com as decisões e realizações. O objetivo deste artigo é mostrar a importância do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur) para a comunicação entre os atores do turismo regional. A região é um dos cinco principais destinos turísticos do Brasil. Para a realização do estudo, de natureza descritiva e exploratória, além de observação direta e observação participante, fez-se revisão de relatórios e de históricos do Observatur. Em razão da série de atividades inéditas realizadas pelo Observatur, verificam se avanços nas propostas de integração regional por meio da comunicação entre os atores do turismo da região da Serra Gaúcha.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal