• Resumen

    O TURISMO E A SUA ATUAÇÃO NA EXPANSÃO DO ESPAÇO URBANO: O CASO PORTO DE GALINHAS – IPOJUCA – PE

    Published date: 20/06/2013
    Este trabalho visa identificar a influência do turismo na expansão do espaço urbano de Porto de Galinhas. No decorrer da formação do seu território, Porto de Galinhas, a 50 km da capital pernambucana, passou por diversas modificações espaciais, sociais, econômicas, entre outras, devido a uma necessidade local e ocorrendo, posteriormente, pelo intenso desenvolvimento do turismo. Constituída de poucas casas de pescadores e fazendas de coco, atualmente, Porto de Galinhas concentra diversos estabelecimentos predominantemente voltados ao turismo. Para fins do estudo, a área estudada foi Porto de Galinhas e o período entre 1970 a 2011, correspondendo, respectivamente, ao início da atividade de veraneio no local até a sua consolidação como destino internacional. Houve a coleta de dados primários e secundários relacionados ao tema deste trabalho e o cruzamento destes dados com os indicadores utilizados e pontos discutidos no referencial teórico deste estudo. Por meio da pesquisa, foi observado que o turismo incentivou a intensa expansão do espaço urbano em Porto de Galinhas, por meio do surgimento e da ampliação de estabelecimentos comerciais e investimento na infraestrutura básica e turística. No entanto sua atuação também resultou na ocorrência da segregação socioespacial e no aumento das disparidades socioeconômicas, sobretudo nas áreas periféricas.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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