• Resumen

    Cooperação entre micro e pequenas empresas de hospedagem como fonte de vantagem competitiva: estudo dos albergues de Belo Horizonte (MG)

    Published date: 30/06/2014
    Os relacionamentos de cooperação entre micro e pequenas empresas (MPE) têm sido apontados pela literatura como potenciais fontes de vantagem competitiva especialmente quando se tratam de MPE aglomeradas territorialmente. Espera-se como resultado da cooperação o incremento da competitividade dos negócios e das localidades onde estão inseridas. O objetivo deste trabalho é avaliar as relações de cooperação entre os albergues de Belo Horizonte (MG), sob a perspectiva de que a formação de redes de cooperação entre eles estaria relacionada à geração de vantagens competitivas para as empresas e o destino turístico. A metodologia, de caráter descritivo, foi composta por entrevistas qualitativas com proprietários de albergues e atores-chaves da cadeia produtiva do turismo na cidade. Os resultados mostram que os albergues pesquisados não apresentam nenhuma forma de relacionamento cooperativo, tendo em vista a inexistência de articulação e comunicação entre os proprietários dos empreendimentos. Portanto, a ausência de relações de cooperação entre as empresas investigadas inibe os potenciais ganhos de competitividade esperados das ações de cooperação entre MPE. Algumas possíveis explicações para isso são o reduzido tempo de atuação no mercado e o caráter familiar da gestão dos empreendimentos.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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