• Resumen

    METODOLOGIA DA PEGADA ECOLÓGICA PARA AVALIAR O TURISMO SUSTENTÁVEL: UMA APLICAÇÃO AO CASO DA REGIÃO AUTÔNOMA DOS AÇORES (PORTUGAL)

    Published date: 19/11/2010
    Turismo sustentável tornou-se uma palavra-chave no debate sobre desenvolvimento turístico ecologicamente integrado. Há algum tempo, surgiram várias propostas para avaliar as consequências ambientais do turismo (como a Avaliação de Impacto Ambiental – AIA) ou para entender quais os níveis de mudança que poderiam ser toleráveis (como o conceito de Capacidade de Carga – CC e o de Limites Aceitáveis de Câmbio – LAC). Entretanto a AIA, CC e LAC enfocam as mudanças que ocorrem em nível local, ignorando as consequências globais da viagem. À luz disso, no presente artigo busca-se discutir o Método da Pegada Ecológica do Turismo como uma ferramenta útil para avaliar a sustentabilidade de um destino turístico. Para cumprir com tal objetivo, escolheu-se a Região Autônoma dos Açores como local de estudo. Por um lado, os resultados encontrados identifi caram uma Pegada Ecológica de 2,6166 gha/ cap, apontando para uma situação insustentável nos Açores. Por outro lado, verifi cou-se que o Método da Pegada Ecológica não é a melhor alternativa para avaliar a sustentabilidade do turismo, ao contrário do que defendem alguns autores.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal