• Resumen

    PERCEPÇÃO DAS MULHERES QUANTO AO LAZER: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO BOSQUE DA FREGUESIA, RIO DE JANEIRO

    Published date: 02/06/2015
    Este artigo diz respeito ao envolvimento das mulheres com o lazer e encontrou motivação nas mudanças demográficas recentes no país e na maior participação da Classe Média nas atividades de lazer em geral. Especificamente no artigo, concentrou-se nas atividades físicas realizadas por um grupo de mulheres no Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro. O objetivo foi levantar categorias que representem a percepção e o significado do lazer para as mulheres pertencentes à Classe Média. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com base na epistemologia fenomenológica e de acordo com a abordagem qualitativa. A entrevista foi empregada como principal instrumento de coleta de dados. A partir dos relatos de campo, verificaram-se algumas categorias relacionais que moldam a percepção das mulheres quanto ao lazer: a autoestima, a socialização, o bem-estar, a qualidade de vida e o contato com a natureza. Verificou-se uma forte relação entre o lazer e a atividade física. O ganho de autoestima, saúde e bem-estar propiciado por esta prática levou estas mulheres a buscarem novas formas de lazer, tais como viagens. Nesse sentido, apresentam-se, ao final, algumas implicações para o setor de turismo. Palavras-chave: Lazer. Mulheres. Classe Média.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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