• Resumo

    PERCEPÇÃO DAS MULHERES QUANTO AO LAZER: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO BOSQUE DA FREGUESIA, RIO DE JANEIRO

    Data de publicação: 02/06/2015
    Este artigo diz respeito ao envolvimento das mulheres com o lazer e encontrou motivação nas mudanças demográficas recentes no país e na maior participação da Classe Média nas atividades de lazer em geral. Especificamente no artigo, concentrou-se nas atividades físicas realizadas por um grupo de mulheres no Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro. O objetivo foi levantar categorias que representem a percepção e o significado do lazer para as mulheres pertencentes à Classe Média. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com base na epistemologia fenomenológica e de acordo com a abordagem qualitativa. A entrevista foi empregada como principal instrumento de coleta de dados. A partir dos relatos de campo, verificaram-se algumas categorias relacionais que moldam a percepção das mulheres quanto ao lazer: a autoestima, a socialização, o bem-estar, a qualidade de vida e o contato com a natureza. Verificou-se uma forte relação entre o lazer e a atividade física. O ganho de autoestima, saúde e bem-estar propiciado por esta prática levou estas mulheres a buscarem novas formas de lazer, tais como viagens. Nesse sentido, apresentam-se, ao final, algumas implicações para o setor de turismo. Palavras-chave: Lazer. Mulheres. Classe Média.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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