• Resumen

    A VISÃO DA COMUNIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO PARA O TURISMO E PARA A QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICAS PÚBLICAS NO BAIRRO GRANDE PIRAMBU, FORTALEZA - CE

    Published date: 02/06/2015
    O objeto deste estudo foi o posicionamento dos moradores do Grande Pirambu (GP), Fortaleza-CE, sobre a implantação de projetos de desenvolvimento urbano para o turismo e qualidade de vida, com foco no Projeto Vila do Mar (PVM). Caracterizou-se como um estudo de caso baseado nas mudanças infraestruturais com impactos sociais na qualidade de vida dos moradores. É relevante por ser um tema pouco abordado, embora discutido e pesquisado por teóricos da geografia e do turismo. Os objetivos foram discutir a implantação de políticas públicas de desenvolvimento urbano para a qualidade de vida dos moradores na implantação do PVM; conhecer a realidade social dos moradores do GP, após a implantação do PVM; e identificar o grau de satisfação dos moradores em relação ao bairro, após conclusão das obras. Como metodologia, optou-se por pesquisa quali-quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, com a aplicação de 150 entrevistas in loco com formulários, gravações em mídia digital e registros fotográficos, entre os meses de junho e agosto de 2012. Os resultados apontaram que havia insatisfação por grande parte dos moradores em relação ao PVM, especulação imobiliária dos terrenos no GP e a precariedade que ainda vivem alguns moradores do bairro. Palavras-chave: Vila do Mar. Turismo. Comunidade.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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