• Resumen

    TURISMO EM NECRÓPOLE: NOVOS CAMINHOS CULTURAIS A SEREM EXPLORADOS NO VALE DO PARAÍBA PAULISTA

    RESUMO Necrópole é lugar de fé, crença, arte, simbologia, arquitetura e poesia; retrata religião, cultura e economia local; patrimônio cultural visualizado como um museu a céu-aberto da história regional. Essa exploração turística realizada na Europa e no Mundo, consolida-se em parte pelo atrativo histórico-artístico. Desta forma, analisou-se o potencial turístico das necrópoles no Vale do Paraíba Paulista como estratégia indutora do desenvolvimento regional. Por meio da pesquisa descritivo-exploratória, foram identificadas e caracterizadas 73 necrópoles nos 31 municípios da região. Os resultados da amostragem não-probabilística por julgamento, que reuniu seis municípios (Bananal, Cunha, Guaratinguetá, Paraibuna, São José dos Campos e Taubaté), indicam que o Vale do Paraíba Paulista apresenta perfil de Turismo em Necrópole subclassificado em temáticas: religiosa, cultural, política e artística. No entanto, nem todas as necrópoles apresentam conservação e preservação, podendo gerar problema de saúde pública. Há evidências de simbologia sacra e arquitetura do Período Neoclássico; personalidades de repercussão local, regional ou nacional, algumas no esquecimento. Uma das recomendações é a implementação de um projeto piloto voltado ao Turismo em Necrópole no Município de São José dos Campos. Por meio da indução à visita ao Cemitério Padre Rodolfo Komorek, utilizando ferramentas do marketing turístico e city marketing. Palavras-chave: Necrópole; Turismo; Vale do Paraíba Paulista.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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