• Resumo

    TURISMO EM NECRÓPOLE: NOVOS CAMINHOS CULTURAIS A SEREM EXPLORADOS NO VALE DO PARAÍBA PAULISTA

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    RESUMO Necrópole é lugar de fé, crença, arte, simbologia, arquitetura e poesia; retrata religião, cultura e economia local; patrimônio cultural visualizado como um museu a céu-aberto da história regional. Essa exploração turística realizada na Europa e no Mundo, consolida-se em parte pelo atrativo histórico-artístico. Desta forma, analisou-se o potencial turístico das necrópoles no Vale do Paraíba Paulista como estratégia indutora do desenvolvimento regional. Por meio da pesquisa descritivo-exploratória, foram identificadas e caracterizadas 73 necrópoles nos 31 municípios da região. Os resultados da amostragem não-probabilística por julgamento, que reuniu seis municípios (Bananal, Cunha, Guaratinguetá, Paraibuna, São José dos Campos e Taubaté), indicam que o Vale do Paraíba Paulista apresenta perfil de Turismo em Necrópole subclassificado em temáticas: religiosa, cultural, política e artística. No entanto, nem todas as necrópoles apresentam conservação e preservação, podendo gerar problema de saúde pública. Há evidências de simbologia sacra e arquitetura do Período Neoclássico; personalidades de repercussão local, regional ou nacional, algumas no esquecimento. Uma das recomendações é a implementação de um projeto piloto voltado ao Turismo em Necrópole no Município de São José dos Campos. Por meio da indução à visita ao Cemitério Padre Rodolfo Komorek, utilizando ferramentas do marketing turístico e city marketing. Palavras-chave: Necrópole; Turismo; Vale do Paraíba Paulista.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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