• Resumo

    A HOSPITALIDADE SOB A ÓTICA DO ROMEIRO NA ROMARIA AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO – FARROUPILHA/RS E SEU COROLÁRIO NO CONCEITO DE TURISMO RELIGIOSO

    Data de publicação: 17/08/2015
    Este trabalho volta-se para relações de hospitalidade na romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS sob a ótica do romeiro. Prática religiosa que perdura por mais de um século, mobiliza anualmente milhares de pessoas, abarcando uma ampla estrutura receptiva. Assim, num contexto teórico para o qual confluem conceitos de espiritualidade e religiosidade, turismo religioso e hospitalidade, tem-se como objetivo identificar, analisar e interpretar,324via discurso, sinalizadores de relações de hospitalidade sob a perspectiva do romeiro. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, compreendeu entrevistas semiestruturadas com participantes da romaria de 2012. Mediante técnicas de análise de conteúdo e de marcas enunciativas, foram categorizados fragmentos das respostas dos entrevistados. Os sinalizadores discursivos apontam, relativamente, à hospitalidade para a predominância de aspectos vinculados ao planejamento e à organização socioadministrativa da romaria, seguidos das relações sócio-humanas que nela se efetivam. Esses sinalizadores foram ainda analisados estabelecendo-se elos com as manifestações dos sujeitos sobre as motivações para a ida a Caravaggio, a experiência de participação no evento, assim como os destaques que seriam dados sobre a romaria a um eventual futuro romeiro – o que possibilitou, com o apoio de subsídios empíricos, aportar outro olhar teórico sobre os conceitos de peregrinação/romaria e de turismo religioso. Palavras-chave: Turismo religioso. Hospitalidade/Acolhimento. Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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