• Resumen

    HOSPITALIDADE DOMÉSTICA E COMERCIAL: DESDOBRAMENTOS E APROPRIAÇÕES EM FAZENDAS HISTÓRICAS RURAIS

    Published date: 01/12/2015
    O presente estudo discute a temática da hospitalidade, tal como se apresenta em suas relações de bem-receber e também em seus aspectos simbólicos. Tem por finalidade analisar a produção de um espaço propício à expressão da hospitalidade em Fazendas Históricas Paulistas, que se apropriam de símbolos presentes no ambiente doméstico rural para trabalhar o turismo rural, ressignificando a produção e as relações sociais. Para a realização de tal análise foi utilizado o método lefebvriano, que previu três momentos de investigação: o descritivo, o analítico-regressivo e o histórico-genético. Como resultado o presente estudo descreveu empreendimentos inseridos em um contexto padronizado e comercial, constituintes de uma associação que impõe vários requisitos em termos de comportamento e gestão e, ao mesmo tempo, ainda se apresentam resilientes em termos da manutenção da tradição, da história e das reminiscências do passado. Foi possível constatar que, em se tratando das fazendas analisadas, destacam-se a importância da noção simbólica da hospitalidade, as suas trocas sociais e o equilíbrio entre o paradoxo do doméstico versus comercial. Ademais, observaram-se a interpretação de valores e as apropriações que ressignificam a dinâmica mercadológica dessas fazendas, cujo turismo se apresenta como veículo que proporciona essas vivências culturais de solidariedade e de afetividade. Palavras-chave: Fazendas Históricas. Hospitalidade. Turismo Rural.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal