• Resumo

    HOSPITALIDADE DOMÉSTICA E COMERCIAL: DESDOBRAMENTOS E APROPRIAÇÕES EM FAZENDAS HISTÓRICAS RURAIS

    Data de publicação: 01/12/2015
    O presente estudo discute a temática da hospitalidade, tal como se apresenta em suas relações de bem-receber e também em seus aspectos simbólicos. Tem por finalidade analisar a produção de um espaço propício à expressão da hospitalidade em Fazendas Históricas Paulistas, que se apropriam de símbolos presentes no ambiente doméstico rural para trabalhar o turismo rural, ressignificando a produção e as relações sociais. Para a realização de tal análise foi utilizado o método lefebvriano, que previu três momentos de investigação: o descritivo, o analítico-regressivo e o histórico-genético. Como resultado o presente estudo descreveu empreendimentos inseridos em um contexto padronizado e comercial, constituintes de uma associação que impõe vários requisitos em termos de comportamento e gestão e, ao mesmo tempo, ainda se apresentam resilientes em termos da manutenção da tradição, da história e das reminiscências do passado. Foi possível constatar que, em se tratando das fazendas analisadas, destacam-se a importância da noção simbólica da hospitalidade, as suas trocas sociais e o equilíbrio entre o paradoxo do doméstico versus comercial. Ademais, observaram-se a interpretação de valores e as apropriações que ressignificam a dinâmica mercadológica dessas fazendas, cujo turismo se apresenta como veículo que proporciona essas vivências culturais de solidariedade e de afetividade. Palavras-chave: Fazendas Históricas. Hospitalidade. Turismo Rural.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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