• Resumen

    EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015

    Published date: 25/05/2016
    Este trabalho objetiva discutir o Carnaval de Belo Horizonte entre os anos de 2013 e 2015. Com o crescimento das manifestações culturais de rua, a capital mineira vem experimentando nos últimos anos o renascimento da festa em todas as suas regiões. O envolvimento de agentes como poder público municipal, patrocinadores e carnavalescos fez-se necessário para o fornecimento de infraestrutura urbana, logística e da agenda de entretenimento. Destaca-se que o público do evento tem aumentado anualmente, movimentando a economia da cidade. O crescimento recente do Carnaval de Belo Horizonte é tema pouco explorado no meio acadêmico, o que o torna interessante como objeto de estudo. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e descritiva dos principais resultados da festa. Para analisar a evolução do Carnaval na cidade, este trabalho se amparou nos relatórios de atividades da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, que organiza o evento, e nas notícias veiculadas nos jornais Estado de Minas, o Tempo e Hoje em Dia, durante a realização da festa. Conclui-se com este estudo que o Carnaval evoluiu em organização, número de público, ganhou investimentos privados e passou a ser considerado como o maior evento turístico realizado na capital mineira.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal