• Resumen

    Acessibilidade como critério de qualidade do espaço turístico: estudo de caso da área central de Balneário Camboriú-SC

    Published date: 31/08/2016
    O presente estudo centraliza suas discussões na acessibilidade aos espaços públicos de uso turístico das cidades para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência. O artigo tem como objetivo principal analisar a acessibilidade após a requalificação urbana da área central da cidade de Balneário Camboriú/SC (importante destino turístico do litoral brasileiro), considerando as adaptações necessárias estabelecidas nas leis e nas normativas para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência. Para tanto, busca-se relacionar os conceitos de espaço turístico urbano e acessibilidade, por meio de uma pesquisa bibliográfica, formando assim um referencial teórico-conceitual. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa de caráter exploratória e descritiva, buscando mapear a acessibilidade do espaço turístico e dos equipamentos dessa área da cidade, ressaltando as áreas que passaram pela requalificação urbana recente. Em seguida, foram realizadas a sistematização e a análise dos dados coletados, correlacionando-os com o referencial teórico-conceitual. Os resultados indicam que a qualidade do espaço turístico urbano da cidade, no que se refere à acessibilidade, ainda não se apresenta de forma completa e contínua, não garantindo autonomia e independência à pessoa com mobilidade reduzida e com deficiência. Concluiu-se, dessa forma, que as requalificações urbanas recentes não foram executadas na totalidade como recomenda a NBR9050, para promover rotas acessíveis e inclusão ao espaço urbano.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal