• Resumen

    A segmentação do enoturista: o caso português

    Published date: 31/08/2016
    O enoturismo adquire importância crescente para as regiões vitivinícolas, como setor que potencia o crescimento económico e o emprego. Contudo, o enoturismo permanece pouco desenvolvido e uma das causas apontadas consiste na falta de investigação sobre o visitante que se desloca às empresas produtoras de vinho. O presente trabalho tem como principais objetivos a determinação do perfil demográfico e psicográfico dos visitantes que se deslocam às quintas, adegas e caves e a segmentação dos enoturistas em Portugal. Para alcançar os objetivos indicados, aplicou-se um questionário aos turistas que se deslocavam às quintas, adegas e caves, das 12 rotas de vinho existentes em Portugal. Os dados foram sujeitos a testes paramétricos e a técnicas estatísticas multivariadas, de modo a obterem-se diferentes clusters. Obtiveram-se quatro segmentos de enoturistas, que foram designados por: o turista apaixonado pelo vinho, o turista com curiosidade pelo vinho, o turista interessado pelo vinho e o turista indiferente. As conclusões indicam que o aumento do conhecimento sobre enoturistas e suas motivações para visitarem uma região permite melhorar a satisfação e a interação com eles, apoiando estratégias de marketing, de modo a reforçar a sua motivação e o apelo das empresas vinícolas.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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