Proposta Metodológica para a Comunicação em Rádio: Suporte para um Turismo Sustentável
O presente trabalho está fundamentado na pesquisa que abrangeu 394 estudantes universitários, abordados entre março e dezembro de 2001, no campus I da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em Itajaí, e no campus II, em Balneário Camboriú. O estudo consistiu na elaboração e aplicação de uma proposta metodológica, utilizando o rádio como meio de comunicação, de forma a verificar sua eficiência na difusão de conceitos de Educação Ambiental e na divulgação de informações sobre Turismo e Meio Ambiente. A fim de informar, orientar o comportamento e esclarecer hábitos de moradores do litoral centro-norte de Santa Catarina, utilizaram-se programas radiojornalísticos como proposta para estabelecer um canal gerador de um fluxo de informações constante e, desta forma, contribuir para que o turismo na região se desenvolva de maneira sustentável. Para concretizar a proposta, escolheu-se a Rádio Educativa UNIVALI FM – 94,9 MHz, que opera em classe A3, com 20 killowatts de potência. O trabalho partiu da produção do programa radiojornalístico - Planeta Terra – dirigido ao público da Rádio Educativa UNIVALI FM, no intuito de difundir informações e conceitos sobre meio ambiente e responsabilidade social, voltados a promover a qualidade de vida na região compreendida entre os municípios de Piçarras e Bombinhas, no litoral centro-norte catarinense, região esta que tem o turismo como importante atividade econômica e se constitui na área de abrangência da emissora. A segunda etapa metodológica consistiu na audição fechada do programa, dirigida a quinze turmas de acadêmicos de cursos de graduação da UNIVALI, seguida de aplicação de instrumento de avaliação, com o objetivo de verificar a pertinência da proposta metodológica. Portanto, os programas radiofônicos foram concebidos tendo como premissa a difusão da Educação Ambiental, uma filosofia de vida que resgata o respeito pela diversidade natural e cultural do pólo turístico receptor, influenciando o comportamento do público universitário, de modo que ele funcione como multiplicador de idéias e atitudes, capazes de contribuir para o êxito do planejamento e gestão do turismo na região, de forma sustentável.
Palavras-chave: Turismo sustentável, educação ambiental, radiojornalismo.