Experiências turísticas memoráveis vêm se tornando progressivamente relevantes para o contexto do turismo no espaço rural. Para atender as expectativas de turistas, produtores e gestores locais devem conhecer as características das experiências memoráveis com o propósito de estruturar produtos turísticos que se sedimentem positivamente nas lembranças dos turistas, influenciando suas atitudes e comportamentos durante e após as viagens. Neste artigo, objetivou-se investigar o processo de desenvolvimento de técnicas e conhecimentos para a criação de experiências turísticas memoráveis junto a produtores da agricultura familiar. Realizou-se um estudo qualitativo, empregando o método da pesquisa-ação junto a 17 produtores agroalimentares de 9 municípios da Região do Campo das Vertentes em Minas Gerais. As estratégias metodológicas utilizadas foram oficinas remotas, questionários para criação de experiências via Google Forms, visita de campo e anotações em diário eletrônico dos pesquisadores. As oficinas remotas dividiram-se em cinco etapas e resultaram na criação de 12 experiências. Constatou-se que com a intervenção das oficinas os agricultores familiares foram capazes de elaborar junto aos pesquisadores um plano de oferta de experiências turísticas memoráveis, considerando aspectos de identificação, caracterização e comercialização dos produtos. O principal resultado desta pesquisa foi a construção de conhecimentos junto aos agricultores familiares de modo a promover autonomia para a oferta de experiências turísticas com inovação, qualidade técnica e hospitalidade. As 12 experiências criadas evidenciam que os produtores rurais foram capazes de associar os conhecimentos sistematizados nas oficinas com suas realidades locais e recursos naturais e culturais.
Copyright (c) 2023 Turismo: Visão e Ação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.