Intervenções urbanas são realizadas nos territórios para fomentar a mobilidade ativa por meio de caminhadas, pedaladas e uso de transporte público em detrimento de veículos automotores para mitigar a pegada de carbono e promover cidades mais equitativas. Essas transformações fomentam o turismo ativo, que possibilita experiências mais fidedignas com a cultura local do destino. O objetivo deste estudo foi desenvolver proposta de pesquisa para identificar a potencialidade de cidades em desenvolver/implantar o turismo ativo como diferencial competitivo. Para isso, utilizou-se a cidade de Niterói (RJ, Brasil) como exemplo. Ademais, contribuíram com o trabalho, 36 voluntários (demanda turística) divididos em quatro grupos: caminhada guiada, caminhada com uso de audioguia, caminhada livre e cicloturismo. O uso de pedômetros, app Strava e smartphones para vídeos e fotos, permitiu: mapear percursos; medir níveis de atividade física; perceber a intensidade de esforço e entender a interpretação do espaço turístico durante os deslocamentos. Os resultados mostraram a possibilidade de deslocamento ativo em Niterói por 10km e experiências turísticas, de acordo com o perfil de escolha de atividade com duração de 1h a 4h.
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