• Resumo

    Desvendando Experiências Turísticas na Ilha do Marajó: Motivações e Escolhas Rumo a um Turismo Sustentável

    Data de publicação: 13/02/2025

    Objetivo - Esta pesquisa teve como objetivo decifrar as escolhas e motivações dos turistas na Ilha do Marajó/PA, visando a promover o turismo sustentável.

    Desenho/metodologia/abordagem - Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas que identificaram quatro grupos distintos de turistas. A pesquisa coletou dados sobre as motivações e comportamentos dos turistas para entender suas preferências e influências.

    Resultados - Os resultados revelaram que 63,5% dos participantes buscam uma participação ativa e imersiva na Ilha do Marajó (Cluster D). Para 70,7% dos participantes, a decisão de visitar a Ilha do Marajó foi motivada pela percepção de suas características sustentáveis. No entanto, a falta de estrutura pública foi a principal dificuldade apontada, indicando a necessidade de melhorias nas infraestruturas para apoiar o turismo sustentável.

    Limitações/implicações da pesquisa - A pesquisa está limitada à amostra de turistas entrevistados na Ilha do Marajó, o que pode não representar todas as percepções e motivações de turistas em diferentes contextos ou épocas do ano.

    Implicações práticas - Sugere-se que entes públicos, em colaboração com o setor privado, considerem esses resultados e implementem ações práticas para aprimorar as infraestruturas, proporcionando experiências mais enriquecedoras aos turistas e apoiando iniciativas para o turismo sustentável na Ilha do Marajó.

    Originalidade/valor - Este estudo oferece insights valiosos sobre o comportamento e motivações dos turistas na Ilha do Marajó, destacando a importância da sustentabilidade no desenvolvimento turístico. A pesquisa contribui para o entendimento de como as percepções de sustentabilidade influenciam as escolhas dos turistas e sugere caminhos para melhorar a infraestrutura local de maneira a apoiar o turismo sustentável.

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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