• Resumo

    Segurança Turística: a Experiência da Mulher Enquanto Viajante Solo

    Data de publicação: 24/06/2025

    Objetivo – Este artigo buscou analisar a percepção da mulher viajante solo quanto às questões de segurança durante deslocamentos realizados em destinos brasileiros.

    Desenho/metodologia/abordagem – Trata-se de um estudo exploratório e bibliográfico de natureza quali-quantitativa, com aplicação de questionário online. Foram 205 questionários respondidos, entre os meses de maio e abril de 2022.

    Resultados – Os resultados apontaram que a mulher viajante solo encontra-se inserida no contexto de independência financeira, na busca por autonomia e liberdade no ato de viajar, configurando-se como grupo em potencial na dinâmica do turismo, pois tem nessa prática um estilo de vida. Observou-se que o medo é um sentimento experienciado pelas mulheres durante as viagens realizadas no Brasil, o que demonstra a importância de um trabalho direcionado que visa a mitigar os elementos que envolvem e provocam essa realidade.

    Limitações/implicações da pesquisa – A pesquisa teve um período curto para a coleta dos dados, entretanto em cerca de oito dias já se havia alcançado 205 respostas. Considera-se importante replicar essa pesquisa ampliando o período de coleta dos dados, e definindo uma estratificação de gênero, idade, cor da pele e renda, para que, assim, seja possível entender melhor o cenário da mulher viajante brasileira.

    Implicações práticas – Os grupos de interesse que atuam em destinos turísticos com o objetivo de ampliar a participação feminina devem desenvolver estratégias para tornar a experiência de viagem mais segura. Isso inclui melhorar a comunicação e os serviços de segurança pública, além de aprimorar o registro de incidentes. Investir na capacitação de policiais do gênero feminino e refinar os protocolos de atendimento às mulheres vítimas de violência também são ações pertinentes.

    Originalidade/valor – Este artigo apresenta um panorama que discute a percepção das mulheres, a partir de dados e relatos de experiências em deslocamentos no formato solo e realizados em destinos brasileiros. O trabalho tenta abordar uma questão complexa que é a relação entre sentir-se seguro para viajar na perspectiva feminina.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal