• Resumen

    DESTINAÇÕES TURÍSTICAS NA AMAZÔNIA: AS RELAÇÕES ENTRE MORFOLOGIA URBANA E ATRATIVIDADE DA DESTINAÇÃO TURÍSTICA

    Published date: 04/12/2012
    A sustentabilidade de uma destinação turística tem uma relação intrínseca com a manutenção e/ou melhoria das características e atributos que despertaram o interesse do mercado turístico e (o olhar) do turista. Uma destas características é a Morfologia Urbana, que combina elementos naturais e construídos caracterizando a configuração da paisagem local. A pesquisa tem como objetivo compreender como a Morfologia Urbana interfere na atratividade de uma destinação turística da região amazônica, a Vila de Alter do Chão, em Santarém (PA). A metodologia caracteriza-se pelo método de procedimento de estudo de caso e técnicas de documentação (indireta e direta, incluindo a observação intensiva através de entrevistas), agregando-se estratégias para a compreensão espacial a partir das categorias e dos elementos morfológicos do espaço. O imaginário dos turistas sobre as destinações amazônicas aparece relacionando características tais como, grandes extensões de áreas naturais preservadas, pequenos aglomerados urbanos ribeirinhos, características rústicas, pequena densidade populacional e construída, gabaritos baixos, construções em materiais regionais, entre outros. Também foi identificada uma tendência à progressiva diminuição do interesse turístico pela Vila, em decorrência à progressiva perda das características por eles consideradas tradicionais.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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