Este artigo analisa os episódios The hook maker e Impossible planet, da série de TV Philip K. Dick’s Electric dreams, a fim de observar o papel utópico da memória nostálgica em narrativas nas quais o futuro não oferece perspectivas de mudança. A nostalgia, nesse sentido, se aproximaria da utopia, ao projetar imagens de felicidade em lugares específicos. A partir do estudo de cenas nas quais os personagens sonham acordados, analisamos as possibilidades e limitações oferecidas pelo sentimento de nostalgia como elemento transformador. Na conclusão, debatemos a tensão envolvendo projetos utópicos que transitam entre impulsos individuais e coletivos e as resoluções propostas pelas narrativas.
APPADURAI, A. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.
BACCOLINI, R. “‘A useful knowledge of the present is rooted in the past’: memory and historical reconciliation in Ursula K. Le Guin's The Telling”. In: BACCOLINI, R; MOYLAN, T. Dark horizons: science fiction and the dystopian imagination. Nova York: Routledge, 2003.
BAUMAN, Z. Retrotopia. São Paulo: Zahar, 2017.
BORGES, F; CHAGAS, I. “A men’s place: o passado como referência para o futuro das masculinidades em The Handmaid’s tale”. Galaxia, São Paulo, Especial 1 - Comunicação e Historicidades, 2019, p. 87-99.
BLOCH, E. O princípio esperança. Tradução de Werner Fuchs. Rio de Janeiro: EDUERJ/Contraponto, 2005. V. 1.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HUYSSEN, A. Políticas de memória no nosso tempo. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2014.
LEAL, B.; BORGES, F.; LAGE, I. “Experiências de nostalgia: de Stranger things a Vozes de Tchernóbil, diferentes construções nostalgizantes”. In: SANTA CRUZ, L.; FERRAZ, T. (Org.). Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo. Rio de Janeiro: E-papers, 2018, v. , p. 47-65.
MOYLAN, T. “Introduction: the critical utopia”. In: MOYLAN, T. Demand the impossible: science fiction and the utopian imagination. Bern: Peter Lang, 2014.
NIEMEYER, K (org.). Media and nostalgia: yearning for the past, present and future. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2014.
NOVAES, A. “Onze notas sobre O novo espírito utópico”. In: NOVAES, A (org.). O novo espírito utópico. São Paulo: Edições Sesc, 2016.
POLLAK, M. “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
SANTA CRUZ, L. “Poeiras da nostalgia em Blade Runner 2049: o desejo de vir a ser tudo o que um humano poderia ser”. In: SANTA CRUZ, L.; FERRAZ, T. (Org.). Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo. Rio de Janeiro: E-papers, 2018, v. , p. 47-65.
SARGENT, L. T. “The three faces of utopianism revisited”. Utopian Studies, Vol. 5, No. 1, 1994.
SARGENT, L. T. Utopianism: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2010.
SUVIN, D. Positions and presuppositions in science fiction. Londres: The Macmillan Press, 1988.
TOURAINE, A. “Society as utopia”. In: SCHAER, R; CLAEYS, G; SARGENT, L. T. Utopia: The search for the ideal society in the western world. Nova York: The New York Public Library/Oxford UP, 2000.
Referências audiovisuais
BLACK Mirror. Criação: Charlie Brooker. Produção: Zeppotron (2011–2013), House of Tomorrow (2014–2019), Broke & Bones (2023–presente). Exibição original: Channel 4 e Netflix. Distribuição no Brasil: Netflix. Inglaterra, 2011.
PHILIP K. Dick's Electric dreams. Criação: Ronald D. Moore e Michael Dinner. Produção: Sony Pictures Television. Exibição original: Channel 4. Distribuição no Brasil: Amazon Prime Video. Inglaterra, 2017.
THE Handmaid’s tale. Criação: Bruce Miller. Produção e exibição original: Hulu. Distribuição no Brasil: Globoplay. Estados Unidos, 2017.
Copyright (c) 2024 Felipe Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).