• Resumen

    Metodologia baseada em sala de Aula invertida e Resolução de Problemas relacionado ao cotidiano dos estudantes: uma proposta para ensinar programação para iniciantes

    Published date: 09/10/2017

    INTRODUÇÃO: Este artigo apresenta uma metodologia para apoiar o ensino de programação para iniciantes baseada na abordagem de Sala de Aula Invertida e na resolução de problemas. OBJETIVOS: Auxiliar na permanecia dos estudantes iniciantes em programação e evitar o abandono na disciplina. METODOLOGIA: Buscou-se criar alternativas para ampliar o espaço de encontros presenciais com a criação de uma sala de aula virtual e uso de enunciados de exercícios que nos permitissem aproximar dos interesses dos estudantes por meio de situações ancoradas nos seus hábitos de lazer. RESULTADOS: Discute-se a questão dos desafios e possibilidades da integração de múltiplos espaços e ferramentas existentes na Internet, a questão da motivação para realizar as tarefas a partir da oferta de exercícios que estejam relacionados ao cotidiano dos estudantes.

Journal on Computational Thinking (JCThink)

JCThink busca proveer una amplia divulgación de trabajos científicos sobre el tema del Pensamiento Computacional. Adopta una política de multi-idioma permitiendo la publicación de artículos originales y no publicados en Inglés, Portugués y Español.

Access journal