CRITÉRIO ÉTICO E SUSTENTABILIDADE NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: IMPACTOS NAS DIMENSÕES ECONÔMICAS, TRANSNACIONAIS E JURÍDICAS

Autores

  • Josemar Sidnei Soares Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Paulo Márcio Cruz Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v17n3.p401-418

Resumo

A sustentabilidade envolve a construção de relações harmônicas entre meio ambiente, homem e meio social, resultando em progresso e desenvolvimento humano. Contudo, no ambiente pós-moderno, perdeu-se essa visão aprofundada de sustentabilidade. O objetivo do presente artigo é demonstrar como o critério ético do humano pode auxiliar na recuperação da percepção da relação homem e ambiente e na construção de uma sociedade e de um Direito transnacional que entendam essa relação. O método utilizado é o indutivo, a partir da leitura de obras fi losófi cas, jurídicas e sociológicas. O artigo insere-se na linha de pesquisa Direito e Jurisdição do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – PPCJ/UNIVALI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOARES, J. S.; CRUZ, P. M. CRITÉRIO ÉTICO E SUSTENTABILIDADE NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: IMPACTOS NAS DIMENSÕES ECONÔMICAS, TRANSNACIONAIS E JURÍDICAS. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 17, n. 3, p. 401–418, 2012. DOI: 10.14210/nej.v17n3.p401-418. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/4208. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos