ENTRE DIREITO, ECONOMIA E POLÍTICA - AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA DO ESTADO ALEMÃ (STAATSWISSENSCHAFT) PARA O SURGIMENTO NO SÉCULO XIX DE UMA NOVA CIÊNCIA DO DIREITO

Autores

  • Alfredo Copetti Neto Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí
  • Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira da Faculdade de Direito da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v18n1.p36-50

Resumo

O ensaio trata das contribuições da Ciência do Estado alemã (Staatswissenschaft),  especificamente aquela desenvolvida em Göttingen, formada pelas pesquisas históricas sobre o direito de propriedade, para a formação de uma nova Ciência do direito. (R)estabelece-se a afinidade fundamental do direito com a economia e de ambos com a política, todos, por assim dizer, ressignificados em relação ao aspecto racional/natural clássico que os estabelecia. forma-se, diante disso, o que se pode chamar de primeiro movimento Law and Economics, uma mixagem das Escolas históricas alemã e inglesa e, mais adiante, do institucionalismo americano.

PALAVRAS-CHAVE: Ciência do Estado. Ciência do Direito. Law and Economics.

Downloads

Publicado

2013-04-01

Como Citar

COPETTI NETO, A.; CATTONI DE OLIVEIRA, M. A. ENTRE DIREITO, ECONOMIA E POLÍTICA - AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA DO ESTADO ALEMÃ (STAATSWISSENSCHAFT) PARA O SURGIMENTO NO SÉCULO XIX DE UMA NOVA CIÊNCIA DO DIREITO. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 18, n. 1, p. 36–50, 2013. DOI: 10.14210/nej.v18n1.p36-50. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/4482. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos