• Resumo

    PROPOSTA DE UM SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS COMO ALTERNATIVA PARA A MOBILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE JOINVILLE – SC

    Data de publicação: 11/10/2019

    O compartilhamento de bicicletas é uma solução recente para a mobilidade
    urbana sustentável, que tem um papel importante na integração intermodal, tendo havido grande adesão por cidades no mundo na última década. Trata-se de um tema de grande relevância, aliando-se à meta do Plano de Mobilidade de Joinville de elevar o índice de deslocamentos por bicicletas de 11% em 2015 para 20% em 2025. Para tanto, a partir da apresentação dos pressupostos teóricos, que fundamentam os modelos de compartilhamento de bicicletas, procurou-se pesquisar a respeito dos sistemas em funcionamento nos municípios de Santos (SP) e Vitória (ES), dada a semelhança de porte populacional. Como resultado, apresentou-se uma proposta de modelo de sistema a ser aplicado em Joinville, que difere dessas cidades por propor a implementação por incremento de áreas, ao invés de aumento na densidade de estações, uma vez que a tentativa de universalizar localização afeta diretamente o nível de serviços.

  • Referências

    BARIFOUSE, Rafael. Redes de bicicletas sem estações chegam ao Brasil: solução ou novo problema para as cidades? BBC Brasil, São Paulo, 02 ago. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/

    brasil-45039832>. Acesso em: 01 out. 2018.

    BATISTA, Edgard Antunes Dias. Bicycle Sharing in Developing Countries: A proposal towards sustainable transportation in Brazilian median cities. 2010. 112 f. Thesis (Master of Science) – Royal Institute of Technology, Stockholm.BIKESANTOS. Site. Disponível em <http://www.mobilicidade.com.br/bikesantos>. Acesso em: 21 nov.2018.

    BIKEVITORIA. Site. Disponível em: <http://www.bikevitoria.com>. Acesso em: 21 nov. 2018.

    BRASIL. Lei Nacional n. 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/

    L12587.htm>. Acesso em: 22 set. 2018.

    ______. Ministério das Cidades. Mobilidade e política urbana: Subsídios para uma Gestão Integrada. Rio de Janeiro: Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, 2005.

    ______. Ministério das Cidades. Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta: Caderno 1. Brasília: Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, 2007.

    CHEN, Qun; SUN, Tingyuan. A model for the layout of bike stations in public bike-sharing systems. Journal of Advanced Transportation. New Jersey, 2015. Volume 49, Issue 8, p. 884-900.

    DeMAIO, Paul. Bike-sharing: History, Impacts, Models of Provision, and Future. Journal of Public Transportation, Tampa, 2009. Volume 12, Número 4, p. 41-56.

    FISHMAN, Elliot; WASHINGTON, Simon; HAWORTH, Narelle. Bike Share: A Synthesis of the Literature. Journal of Transport Reviews. Abingdon, 2013. Volume 33, Issue 2, p.148-165.

    FRADE, Inês; RIBEIRO, Anabela. Bicycle sharing systems demand. Journal Procedia – Social and Behavioral Sciences. London, 2014. Volume 111, p. 518-527.

    FUJIWARA, Melina Yumi. Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

    GOOGLE EARTH. Banco de imagens. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2018.

    IBGE. Atlas do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2018.

    ITDP. Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. Guia de planejamento de sistemas de bicicletas compartilhadas. Rio de Janeiro, 2014. 153 p. Disponível em: <http://itdpbrasil.org.br/guiade- planejamento-de-sistemas-de-bicicletas-compartilhadas/>. Acesso em: 02 out. 2018.

    JOINVILLE. Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville. Plano diretor de transportes ativos. Joinville: IPPUJ, 2016. 183 p.

    LIN, Jen-Rong; YANG, Ta-Hui. Strategic design of public bicycle sharing systems with service level constraints. Journal of Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, Amsterdã, mar. 2011. Volume 47, Issue 2, p. 284-294.

    MORRIESEN, Cláudia. Número de ciclofaixas está longe da meta projetada em Joinville. Jornal A Notícia, Joinville, 08 mar. 2018. Disponível em <http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/joinville/

    noticia/2018/03/numero-de-ciclofaixas-esta-longe-da-meta-projetada-em-joinville-10184564.html>. Acesso em: 03 set. 2018.

    SANTOS. Bike Santos: viagens aumentam 83,84% relação a 2017. Prefeitura de Santos, Santos, 9 out. 2018. Disponível em: <http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/bike-santos-viagens-aumentam-8384- relacao-a-2017>. Acesso em: 16 nov. 2018.

    SEPUD: Joinville Cidade em Dados 2018. Disponível em: < https://www.joinville.sc.gov.br/wpcontent/uploads/2018/09/Joinville-Cidade-em-Dados-2018-Caracter%C3%ADsticas-Gerais.pdf>

    Acesso em: 22 mar. 2019.

    VITORIA. Bike Vitória: 623 mil viagens já realizadas e 92,5 mil ciclistas cadastrados. Prefeitura de Vitória, Vitória, 05 nov. 2018. Disponível em: <http://www.vitoria.es.gov.br/noticias/noticia-31621>. Acesso em: 17 nov. 2018.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal