• Resumo

    SISTEMA URUBU: A CIÊNCIA CIDADÃ EM PROL DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

    Data de publicação: 11/10/2019

    Atropelamento de animais em estradas é um dos impactos mais estudados em
    Ecologia de Estradas no mundo. Atualmente diversos projetos e plataformas de ciência cidadã têm sido desenvolvidos para quantificar esse impacto, como é o caso do Sistema Urubu, a maior rede para conservação da biodiversidade brasileira. Trata-se de uma plataforma de ciência cidadã para coleta e gestão de dados de atropelamento de fauna selvagem, criada em 2014 pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas. A principal ferramenta do sistema é um aplicativo, gratuito e disponível para Android e IOs, que conta hoje com mais de 23 mil usuários e mais de 24 mil registros. Seu grande diferencial, quando comparado a outros projetos e plataformas, está na confiabilidade dos
    dados, uma vez que possui um rigoroso processo de validação de registros realizado por especialistas das diferentes classes de fauna. Além disso, trata-se de uma plataforma que gerou publicação de vários artigos científicos, além de ter contribuído para estruturação da Estratégia Nacional para Mitigação de Impactos da Infraestrutura Viária na Biodiversidade (BioInfra Brasil) e para criação do Projeto de Lei 466/15, já aprovado pela Câmara dos Deputados.

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Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

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