• Resumo

    O CUIDADO AO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

    Data de publicação: 23/10/2021

    Resumo: Objetivo: analisar o cuidado ao idoso frente a pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), no contexto da família e da enfermagem. Método: estudo de revisão integrativa, sobre artigos indexados na Biblioteca Virtual de Saúde; Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, em português, publicados entre março a outubro 2020. A estratégia de busca foi organizada conforme a especificidade de cada base de dados usando os operadores boleanos e os descritores: idoso, família, coronavírus, pessoas confinadas no lar, prevenção, enfermagem. Resultados: identificados 120 artigos na Biblioteca Virtual de Saúde; 110 Google Scholar e 35 Scientific Electronic Library Online. Após seleção resultou em 35 artigos, que posteriormente, foram reavaliados, totalizando quatro artigos, destes 50,0% na Scientific Electronic Library Online e 50,0% na Biblioteca Virtual de Saúde; 1 artigo por revista, 25,0%; localização territorial do periódico foi a região sul (50,0%); categoria profissional dos autores foi de enfermeiros 49,9% e;  100,0% utilizou a abordagem qualitativa. A síntese do conhecimento está apresentada em dois temas: o cuidado familiar junto aos idosos frente à pandemia da COVID-19 e; assistência de enfermagem ao idoso na pandemia da Covid-19. Conclusão: evidenciou-se a fragilidade da pessoa idosa frente à COVID-19 e fez emergir a necessidade de novos olhares sobre o cuidado familiar e de enfermagem ao idoso diante do isolamento social.

     

     

     

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal