• Resumo

    CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A EFETIVIDADE DA INTERSETORIALIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

    Data de publicação: 23/10/2021

    Introdução: a educação permanente em saúde (EPS) é o processo de qualificação profissional para atuação na assistência à saúde, previsto na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a ser desenvolvido em consonância com o que foi preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à sua diretriz de integralidade. Objetivo: analisar a contribuição da educação permanente na efetividade da intersetorialidade no SUS. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa, fundamentada em seis etapas: identificação do tema e questão de pesquisa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão; interpretação dos resultados e; apresentação da síntese do conhecimento. Resultados e Discussão: foram selecionados 16 artigos que atenderam às especificações de análise, posteriormente organizados em três temáticas de discussão: a mudança no processo de trabalho, empoderamento da gestão e educação permanente como indutora da qualificação profissional. Considerações finais: notou-se a relevância das ações de EPS para a promoção da intersetorialidade no SUS através dos encontros entre profissionais de diversas esferas da atenção à saúde ou da gestão setorial, da integração entre o conhecimento e a vivência dos participantes das ações, culminando na organização integralizada do sistema de saúde.

     

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal