• Resumo

    AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DA ESF DE ITAJAÍ

    Data de publicação: 19/02/2021

    Com o objetivo de valorizar e qualificar a Atenção Básica, o Ministério da
    Saúde lança em 2012 o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), que é constituído por processos de autoavaliação, monitoramento, avaliação externa, educação permanente e apoio institucional. Para a etapa de autoavaliação, é disponibilizado o instrumento denominado Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (AMAQ), que apresenta duas unidades de análise (gestão e equipe) com diversos padrões de qualidade para cada subdimensão avaliada. O objetivo deste trabalho foi relatar a etapa de autoavaliação de uma equipe de Saúde da Família. Dentre as subdimensões avaliadas, a “Educação Permanente e Qualificação das Equipes de Atenção Básica”, a “Atenção Integral” e o “Programa Saúde na Escola”, obtiveram classificação “satisfatório”. O pior resultado obtido foi para a subdimensão “Participação, controle social e satisfação do usuário”, com classificação “muito insatisfatório”. Já a subdimensão “Organização do processo de trabalho”, obteve a classificação “muito satisfatório”. Somando a média de desempenho das subdimensões, a equipe obteve classificação geral “satisfatório”. Ainda que o resultado tenha sido positivo, a equipe pactuou a construção de uma matriz de intervenção para todos os padrões de qualidade que apresentassem fragilidade. O instrumento da AMAQ retrata diversos aspectos que envolvem o trabalho na AB, sendo um potente dispositivo de reflexão e indutor de mudanças para melhoria dos indicadores de saúde no território. Nesse sentido, a institucionalização da avaliação é fundamental para que as equipes sistematicamente realizem reflexão sobre o próprio trabalho.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal