• Resumo

    DIÁLOGO ENTRE A TECNOLOGIA SOCIAL DA MEMÓRIA, A HISTÓRIA ORAL E A FUNÇÃO DA HISTÓRIA

    Data de publicação: 19/02/2021

    Este artigo busca discutir a relação entre as metodologias História Oral e
    a Tecnologia Social da Memória com ênfase na criação de objetos epistemológicos, na potencialização política de narrativas de memória e na função da História. A partir da exposição “Comunicação Sensível”, aponta a potência do discurso político das narrativas de vidas ao mesmo tempo em que discute a função epistemológica de produção de fontes de memória. O desafio é a partir da definição e das considerações acerca da História Oral de Vida, em Albert (1996; 2005) e Thompson (2006), aproximar da Tecnologia Social da Memória, construída pelo Museu da Pessoa (2009) e mapear, em diálogo com
    Szymczak (2018), a aproximação e a diferenciação dessas duas metodologias, refletindo também acerca da função da História em Rusën (2001). O artigo mostra como a exposição “Comunicação Sensível” traduz essas duas vertentes, quais sejam, a construção de fontes históricas e a função política da visibilidade da voz de sujeitos históricos. 

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal