• Resumo

    PLATAFORMA WEB PARA ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM SUSPEITA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA A PARTIR DO TESTE DA ORELHINHA

    Data de publicação: 24/03/2023

    A Deficiência Auditiva (DA) no recém-nascido pode ocasionar comprometimento em diferentes esferas de sua vida, como por exemplo, no desenvolvimento da linguagem, alterações da fala, comprometimentos educacionais ou emocionais, dentre outros. A identificação das alterações auditivas pode permitir que as famílias recebam informações e apoio, no intuito de evitar atrasos significativos no desenvolvimento da criança com DA. Neste contexto, tem-se a Triagem Auditiva Neonatal, também conhecida como Teste da Orelhinha, que permite a detecção de possíveis alterações auditivas em neolactantes e lactantes, possibilitando o diagnóstico da perda auditiva antes do terceiro mês de vida e a intervenção antes dos seis meses de idade. Para isto, é necessário que se tenha um sistema que possa acompanhar a criança com suspeita de DA, desde a sua triagem. Embora a triagem seja obrigatória por lei, após o Teste da Orelhinha, os dados relativos à criança, acabam se perdendo. A ausência de dados sistematizados não permite uma tomada de decisão dos gestores sobre o assunto. A fim de contribuir com esta problemática, este artigo apresenta uma plataforma web que permite o acompanhamento das crianças com suspeita de DA. Esta ferramenta está em fase de validação e posterior uso experimental em duas maternidades.

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Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

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