A evolução das redes sociais e mídias digitais é acompanhada pela mudança nos padrões de beleza, tendo como público-alvo mulheres que são pressionadas para atingir corpos inalcançáveis. Desta forma, esta pesquisa objetivou avaliar os hábitos de vida, consumo de mídias digitais e sua influência na vida de mulheres adultas de Santa Catarina. Teve caráter observacional, descritivo, transversal e quantitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line encaminhado por meio de redes sociais, no segundo semestre de 2022. Das 162 avaliadas, 85,4% se sentiam influenciadas pelas mídias digitais. As redes sociais mais utilizadas foram Instagram®, WhatsApp®, Facebook e TikTok®. Os resultados demonstraram que mulheres já tiveram vontade de mudar o corpo após visualizarem fotos e vídeos de corpos-padrão e que são influenciadas de forma positiva ou negativa, dependendo de quais conteúdos são consumidos e da maneira como são interpretados individualmente.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho).