O presente trabalho busca compreender de que forma a implementação de políticas públicas no Brasil é capaz de influenciar o hábito de leitura. Temos como objetivo observar a história das políticas públicas que envolvem o livro em busca de compreender os índices de leitura atuais do país, publicados na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. Essa é uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental e com método indutivo. Observamos que, a partir da época do Brasil Colônia, houve um atraso até o Estado começar a aplicar políticas públicas efetivas de incentivo à leitura de livros. Através desse artigo, conseguimos visualizar a importância e a necessidade de manter políticas públicas efetivas em torno do livro e da leitura. Para um maior acesso aos livros e à leitura no país, é necessário investimento do Estado.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999.
IPL. Instituto Pró-Livro, c2022. Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos. Disponível em: www.prolivro.org.br/ Acesso em: 21 set. 2022.
FACCHINI, Talita. Nielsen: 8º Painel do Varejo de Livros alivia desaceleração e impacta no acumulado. PublishNews. [s.l], 15 set 2022. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2022/09/15/nielsen-8-painel-do-varejo-de-livros-alivia-desaceleracao-e-impacta-no-acumulado Acesso em: 17 set 2022.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. Editora Unesp, 2019.
MARQUES JUNIOR, Milton. Literatura Brasileira: Era Colonial (1500 – 1808/36) Periodização e Textos. João Pessoa: Idéia, 2004.
MARQUES NETO, José Castilho. Retratos da leitura no Brasil e as políticas públicas do livro e leitura. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 146-153.
ROSA, Flávia. Histórico das políticas públicas de incentivo à leitura no Brasil. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 17, ago./dez. 2014, p. 41-47.
SARON, Eduardo. Leitura: uma questão de política pública. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 11-12.
XAVIER, José Ângelo. “É urgente melhorar esse ‘retrato’ transformar o Brasil em um país de leitores é desafio de toda sociedade brasileira”. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 7-8.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho).