• Resumo

    Influência das doenças crônicas na capacidade cardiopulmonar de pacientes pós COVID-19 participantes de um programa de reabilitação cardiopulmonar

    Data de publicação: 29/07/2024

    Esta pesquisa tem por objetivo descrever os efeitos das doenças crônicas nãos transmissíveis sobre a função cardiopulmonar de pacientes participantes de um programa de reabilitação cardiopulmonar pós COVID-19. Trata-se de um estudo documental a partir de dados do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar do município de Criciúma do período entre novembro de 2020 a janeiro de 2022. Foram conduzidas análises para avaliar a influência das DCNT, como DM, HAS e obesidade, no desempenho cardiopulmonar e de força dos pacientes antes e após a participação no programa de reabilitação. Dentre os pacientes atendidos, a maioria era do sexo feminino (61,3%), a média de idade foi de 54,35 (±12.39) anos. Um total de 41,4% dos participantes tinham HAS e 36,52% eram diagnosticados com DM. Além disso, 26,40% dos pacientes aparentavam obesidade e 82,7% eram sedentários. Apesar de haver uma melhora em todas as variáveis analisadas após a reabilitação, a DM, a hipertensão e a obesidade foram associadas ao pior desempenho cardiopulmonar no início e no fim do estudo. Por fim, os resultados desta pesquisa destacam a complexidade de saúde dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e reforçam a necessidade de um cuidado multiprofissional e integral aos pacientes pós covid-19.

  • Referências

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal