• Resumo

    “Nada é orgânico: é tudo programado” : caixa-preta e o mito da neutralidade algorítmica nas redes sociais

    Data de publicação: 11/12/2025

    As redes sociais ocupam um papel central no cotidiano contemporâneo, influenciando as formas de interação, a construção da realidade e as experiências individuais e coletivas. Por trás dessa dinâmica, atuam os algoritmos, sistemas que exercem uma forma de poder sutil, porém decisiva, ao definir o que é visto, valorizado ou silenciado nas plataformas. No entanto, o modo como esses mecanismos operam mantem-se oculto ao olhar do público, tornando invisíveis os critérios que moldam a circulação da informação e a visibilidade dos sujeitos no ambiente digital. Pensando nisso, este artigo problematiza a neutralidade técnica dos algoritmos das redes sociais a partir das reflexões de D’Andréa (2020), Van Dijck & Poell (2013). Acreditamos que os algoritmos das redes sociais não são neutros, mas sim dispositivos de poder que moldam visibilidade, percepções e comportamentos, transformando interações humanas em dados monetizáveis e reforçando desigualdades sociais. A neutralidade aparente das plataformas mascara práticas de controle, vigilância e manipulação algorítmica.

  • Referências

    ALVES, Daiana. Machismo tecnológico e a discriminação algorítmica de gênero. Maceió. Esocite.br, 10º, 2023.

    BHANDARI, A., e BIMO, S., Why’s Everyone on TikTok Now? The Algorithmized Self and the Future of Self-Making on Social Media. Social Media + Society, 8(1), mar. 2022.

    BRENNAN, Matthew. Attention Factory: The Story of TikTok e China’s ByteDance,. Pequima, China: Rita Liao, 2020.

    CINTRA, CAMILA. Instagram face: um estudo sobre o rosto na era digital. 2020. 64. Monografia. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

    CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p. 132.

    CHEN, Z., e SHI, C., Analysis of algorithm recommendation mechanism of TikTok. International Journal of Education and Humanities, 4(1), 12- 14, agost. 2022, p. 13.

    D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020, p. 19, 22.

    DIJCK, J., & Poell, T. (2013). Understanding Social Media Logic. Media and Comunication. V. 1, 2013, p. 5, 9.

    SILVA, Tarcízio. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. São Paulo: Edições SESC SP, 2022.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Volume 12, Número 1 - Janeiro a Junho de 2025

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

 

Access journal