• Resumo

    Protocolo de atendimento do núcleo de apoio à saúde da família do município de Itapema SC: uma contribuição para o processo de trabalho

    Data de publicação: 01/04/2015
    A proposta desse estudo consiste em apresentar a criação do Protocolo de Atendimento para a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família como um instrumento de organização do processo de trabalho. A decisão da criação do protocolo de atendimento surgiu na reunião de equipe NASF em 2012. Sua elaboração teórica foi iniciada em 2013 pelas profissionais de Educação Física e Nutrição, para posterior contribuição das profissionais de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Farmácia. O Protocolo de Atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (PANASF) de Itapema (SC) foi elaborado devido à necessidade percebida pelas profissionais que o compõem, necessidade esta advinda da importância de ter respaldo nas atuações e de organizar o processo de trabalho e a rede de atendimento. Visou-se qualificar o serviço e evitar que a política de governo impere sobre as atuações da equipe. Por meio do PANASF objetivou-se ainda uma maior divulgação da composição da equipe NASF Itapema e facilitar a compreensão dos profissionais de saúde e população em geral acerca do que é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, como solicitar/acessar este apoio e quais os serviços prestados pela equipe NASF.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal