• Resumo

    Prevalência de doenças ocupacionais em professores de uma instituição de ensino superior do Vale do Itajaí-SC

    Data de publicação: 05/12/2016

    Há uma importante prevalência de doenças ocupacionais associadas às diversas atividades laborais. Docentes do ensino superior também são acometidos por doenças ocupacionais, todavia, há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto. O presente trabalho investigou a prevalência de doenças ocupacionais em docentes de uma universidade localizada no Vale do Itajaí-SC, durante o período de 2013 a 2014, e os fatores associados a estas doenças, comparando-os com a literatura. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, utilizando para a coleta de dados um questionário eletrônico, disponibilizado por meio de link on-line a todos participantes.  Cinquenta e sete docentes responderam ao questionário.  Os dados foram analisados através de análises de frequência e correlações. Os resultados indicam que os docentes têm uma jornada de trabalho de 44 horas em média, uma idade média de 42 anos, atuando aproximadamente há 17 anos na docência. A prevalência de hipertensão e cefaleia foi de 16% e de dorsalgia 49%. Os professores também apresentam com frequência sintomas de ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono. A presença de doenças e sintomas psíquicos reportados pelos docentes confirmam as evidências descritas na literatura, ratificando que o exercício de determinadas atividades laborais pode ser um fator concausal na etiologia de doenças.  Os resultados deste estudo podem fornecer subsídios para que as Instituições de Ensino Superior desenvolvam estratégias de promoção à saúde e métodos preventivos ou curativos das doenças ocupacionais. 

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal